Economia
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
PORTO ALEGRE
2010
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E REGIÃO DO PANTANAL UNIDERP INTERATIVA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Aula-tema: O mercado sob Concorrência Perfeita e Monopolista.
PORTO ALEGRE
2010
INTRODUÇÃO
O mercado permanece, por tradição, como um lugar definido para o encontro de produtores e consumidores. O conceito de mercado não se refere aos locais onde as transações dos bens e serviços ocorrem, mas às forças que definem a oferta e a procura correspondentes. Concorrência é a disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela do mercado possível. A tendência natural de todo comerciante é maximizar seu lucro; e a de todo comprador é buscar o menor preço possível. Dessa relação, e das diversas situações que ela enseja, provêm os diversos tipos de mercado que podem ser agrupados em três categorias principais: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
Concorrência Perfeita: Corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço de mercado . É um mercado "atomizado", pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos. Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados.
Monopólio: O monopólio é uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlar os preços de certos produtos ou serviços. Este modelo leva a que seja quase impossível entrarem novas empresas concorrentes no mercado, pela existência de barreiras à entrada.
Oligopólios: O oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado. As