economia
FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO
DISCIPLINA: ECONOMIA
Prof.:
As Principais Escolas do Pensamento Econômico
Barbara Silva -
Gislaine -
Ludmila -
Nathalie Dutra de Almeida- 232348
São Bernardo do Campo - 2013
As Principais Escolas do Pensamento Econômico
Introdução
O pensamento econômico passou por diversas fases, que se diferenciam amplamente, com muitas discrepâncias e oposições. No entanto, a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase Pré- Científica e Fase Científica da Economia, marcadas por diversas Escolas e seus pensadores.
Este trabalho tem como objetivo as principais ideias de cada escola do pensamento econômico, os principais pensadores, suas contribuições e a quem ou a que grupo destinavam os ideais de cada escola. Foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, Internet, etc.
1. As fases do estudo da Ciência Econômica
Fase pré-científica.
Fase cientifica.
A fase pré-científica é composta por três subperíodos. A Antiguidade Grega, que se caracteriza por um forte desenvolvimento nos estudos político- filosóficos. A Idade Média ou Pensamento Escolástico, repleta de doutrinas teológica- filosóficas e tentativas de moralização das atividades econômicas. E, o Mercantilismo, onde houve uma expansão dos mercados consumidores e, consequentemente, do comércio. Como iremos tratar de um pensamento econômico que nos influencia até hoje só trataremos da fase científica.
A fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. Esta primeira pregava a existência de uma "ordem natural", onde o Estado não deveria intervir nas relações econômicas. Os doutrinadores clássicos acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda), através do ajuste de preços "mão invisível". Já o marxismo criticava a