economia
NIVEL DE PREÇO
Atividade avaliativa da segunda unidade da disciplina de economia da graduação em Direito. Orientador: Prof. Leandro Sanson
Alagoinhas-Ba
2013
1 INTRODUÇÃO
Conforme conceitua Gregory (2001), economia é uma ciência que estuda e administra os recursos escassos da sociedade. Nessa ciência existiram diversos pensadores, que contribuiram para a formulação das principais teorias econômicas, dentre eles Adam SmitheJohn Maynard Keynes.
Adam Smith é um dos principais economistas e formulador da teoria econômica, grande parte das contribuições de Smith para o campo da economia não foi original. Porém, ele foi o primeiro a lançar os fundamentos para o campo desta ciência.
Em plena época do Iluminismo, Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. As ideias dele tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas.
Smith em seu primeiro livro, “A teoria dos sentimentos” discute as forças morais que restringiam o egoísmo e uniam as pessoas em uma sociedade trabalhista, onde o mesmo enfatiza a solidariedade em todos os âmbitos, acreditando que com a solidariedade supera-se até mesmo o egoísmo.
A segunda obra, “A Riqueza das Nações” foi a qual marcou a sua carreira, a mesma enfatiza que uma divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade com cada pessoa se especializando naquilo que melhor sabe fazer, seria maneira mais eficaz de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Ele criticou o governo com excessivas intervenções e restrições, demonstrando que economia planejada na verdade atrapalha o crescimento. O conceito principal do autor era de que, o mercado é