economia
Sumário 1
1 DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO 2
2 EXEMPLOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS APLICADAS NAS EMPRESAS 3
2.1 COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA? 6
2.2 COMO FAZER COM QUE TODOS OS COLABORADORES SE APROPRIEM DESTES CONHECIMENTOS NOVOS? 7
2.3 COMO RETER O CONHECIMENTO DO FUNCIONÁRIO QUE SE AFASTA DA ORGANIZAÇÃO? 7
3 BENCHMARKING SOBRE CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 7
4 ENTREVISTA 8
5 DEFINIÇÃO DE CLUSTER 9
6 Como são feita a Gestão do Conhecimento 9
6.1 Aplicando a Gestão do Conhecimento nas empresas 10
6.2 Bases nos conceitos estudados 10
1 DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO
É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.
E um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas.
Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.
A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional.
Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.
A Gestão do Conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.