Economia
Vagner Gil
Monique E.
Adriano
Charles
Estudo de caso: Caso empresarial – U.S. Air: Sobrevivendo à guerra de preços nas passagens aéreas * Fatores internos: sobrevivência, maximização do lucro corrente, liderança na participação de mercado e liderança na qualidade do produto.
Fatores externos: natureza do mercado e da demanda, os preços e as ofertas dos concorrentes. Por fim, as percepções do consumidor sobre o preço lançado.
No caso das cias aéreas os fatores externos como as ofertas dos concorrentes e as percepções do consumidor foram altamente relevantes para as decisões de apreçamento da passagem.
Além de que as empresas de custo baixo recebem outros benefícios como acordos sindicais menos restritivos que cias aéreas de grande porte, fazendo com que a disputa se torne acirrada longe da capital do país.
02) O mercado aéreo da costa leste dos EUA era dominado por empresas aéreas tradicionais (US Air, American Airlines, Continental Airllines e Delta Airlines), que cobravam pelas passagens o preço completo ou no jargão “Tarifa Cheia” e que obtinham lucros sobre as operações nacionais onde havia uma estrutura de custos global sem considerar as especificidades dos mercados locais como o mercado da costa leste americana, havia sido monopolizado por essas empresas , os consumidores tornaram-se seus reféns, onde não tinham outras alternativas já que os preços eram praticamente os mesmos; Então vieram as empresas Aéreas de baixo custo , já com os custos operacionais ajustados às sua operações que visavam eliminar custos desnecessários que influenciassem os preços . O Objetivo da estratégia de preços na visão das empresas iniciantes é o de obter uma fatia do mercado e para os já estabelecidos, a estratégia é de não perder ou manter a participação de mercado. No estudo de caso as empresas aéreas Tradicionais que operavam na costa leste tiveram grandes problemas com a entrada das empresas aéreas de