Separação do grupo i
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
IDENTIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DO GRUPO I
LUCIANE YUKARI YAHAGI
PAOLA ZIOLLI DOS SANTOS
TAIS BOVEDA COSTA
PROF. DR. CLÁUDIO TEODORO CARVALHO
DOURADOS
01/10/2012
RESUMO
A identificação e separação dos metais do grupo I (Ag, Pb e Hg) foram obtidos através de procedimentos que se basearam na utilização das diferentes propriedades de cada elemento. Essa análise qualitativa foi feita pelo reconhecimento das características de solubilização, precipitação, e coloração de cada elemento.
INTRODUÇÃO
Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química e determina a composição química das substâncias ou de suas misturas. (MATTA, 2008).
A composição de uma substância pode ser determinada por sua análise. O procedimento para análise de uma substância pode ser qualitativo ou quantitativo. A análise qualitativa vai determinar a identidade dos constituintes, e a análise quantitativa determina a quantidade dos constituintes. (BACCAN, 1988)
A química analítica qualitativa tem uma importância científica e prática enorme, porque apresenta um conjunto de métodos de investigação das substâncias e das suas transformações. São também de grande valor nas disciplinas científicas afins da Química: Mineralogia, Geologia,
Fisiologia, Microbiologia e também em Medicina e Agronomia. (MATTA, 2008).
A análise qualitativa está relacionada principalmente com soluções de eletrólitos, representando um estudo do comportamento de íons em solução aquosa. Para isso utilizam-se as leis e teorias que se referem às várias formas de equilíbrio que podem existir em solução aquosa.
Entre estes equilíbrios estão os conceitos de ionização, solubilidade, formação de complexos e óxido-redução. (BACCAN, 1988)
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, que reúnem os íons de comportamento