economia
Nome: Kátia Fernanda de Oliveira RA: 002200800977
Unidade de estudo 1.
Princípios de Oferta e Demanda
Exercícios
1- Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. A condição de equilíbrio é quando o custo da oferta e o preço da demanda se cruzam e a intersecção é o ponto de equilíbrio.
2- A) Com a queda do preço do adubo, consequentemente o preço da alface tende a diminuir e a quantidade ofertada aumentará.
B) Com fortes chuvas o preço da alface aumentará e a quantidade ofertada diminuirá. 3- A) A Demanda aumenta o preço sobe.
Suponha que a curva de oferta se mantenha inalterada. O clima excepcionalmente quente causa um deslocamento para a direita da curva de demanda, gerando, no curto prazo, um excesso de demanda ao preço vigente. Os consumidores competirão entre si pelo sorvete, pressionando o preço para cima. O preço do sorvete aumentará até que a quantidade demandada e a quantidade ofertada sejam iguais.
B) A Demanda reduz o preço diminui.
Suponha que a manteiga seja um bem normal. Uma redução no nível de renda média causa um deslocamento da curva de demanda de manteiga de D1 para D2, causando a redução no preço de equilíbrio de P1 para P2, e na quantidade de equilíbrio de Q1 para Q2.
C) A Oferta sobe o preço diminui.
Este gráfico representa o comportamento do mercado quando ocorre um aumento da oferta de um produto genérico. Por exemplo, no caso da soja, o ponto (A) corresponderia ao período entre setembro e novembro, onde há pouco produto no mercado e o preço está elevado. Aproximando-se dos meses de janeiro e fevereiro, a tendência é uma queda nos preços, devido ao período de colheita. Neste caso, o ponto (B) representaria o período entre final de fevereiro e abril, onde a safra de soja está sendo colhida e o nível de preço cai.
D) A Oferta