Economia
Com base no livro princípios da economia 5° edição, Carlos Roberto Martins Passos página 42 “Curva de demanda mostra a relação entre preço de um bem e a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar durante um período de tempo em particular” [...]
A demanda ou procura, é a quantidade de determinada mercadoria que os compradores desejam adquirir de acordo com cada preço dado. Vamos supor que uma loja venda o chocolate á R$ 1,20 neste caso essa loja consegue vender 30 unidades por dia, ou seja, a quantidade demandada é de 30 barras de chocolate, o que você acha que vai acontecer se esse preço subir para R$2,00 reais? E se o preço cair para 0,40 centavos? Quando o preço do chocolate cai você tem uma inclinação maior para comprar mais
$ Preços Caem ↓ Quantidade de demanda aumenta ↑
No entanto se o chocolate ficar mais caro você provavelmente vai se conter e comprará menos.
$ Preços Sobem ↑ Quantidade de demanda Diminui ↓
Esse comportamento inverso entre o preço do bem e a quantidade demandada funciona para maioria dos bens e serviços é tão universal que se chama “lei da demanda”. A quantidade demandada de um bem diminui à medida que o preço dele aumenta, em um gráfico essa lei é representada da seguinte maneira:
Preços $
0,40
0,80
1,20 1,80
2,00
Quantidade
Demandada
50
40
30
20
10
A tabela mostra quantas barras de chocolate às pessoas estão dispostas a comprar conforme seja o preço da mercadoria, quanto mais alto for o preço menos as pessoas comprarão.
Como a quantidade demandada diminui quando o preço aumenta,e aumenta quando o preço diminui, dizemos que a quantidade demanda é negativamente relacionada com o preço, no gráfico isso se traduz para uma reta decrescente inclinada para baixo.
Existem outros fatores alem do preço que são importantes para demanda, o preço dos bens substitutos, o preço dos