Economia
Numa estrutura de mercado há vários fatores determinantes como a demanda, oferta, lei de produção e custos e há também estruturas de bens e serviços : monopólio, concorrência perfeita, oligopólio e concorrência monopolista.
A concorrência pura é um mercado caracterizado pelo grande numero de empresas, por produtos homogêneos (produtos similares), não há barreiras para outras empresas entrar no mercado e as empresas não possui total controle dos preços. Diferente da concorrência pura o monopólio é praticamente o contrario desse mercado, as características dele é oposta ao da concorrência, pois é um único empresa que domina o mercado, os preços são determinados pela firma, há uma única empresa que comanda e obviamente existe barreiras para o ingresso de novas firmas. No Brasil a estrutura de mercado que reina é o oligopólio onde é formado por poucas industrias que combinam o preço e a quantidade de produtos a serem ofertado, um exemplo disso são as cervejarias. A concorrência monopolista é um intermediário entre a concorrência pura e o monopólio, mas se diferencia do oligopólio devido ao numero de grandes empresas no poder com poder concorrencial.
Assim como o mercado de bens e serviços existe também estruturas diferentes para fatores de produção. A concorrência perfeita no mercado de fatores que possui o preço constante devido a grande oferta do fator de produção, o monopsonio onde há muitos vendedores para um único comprador, oligopsonio é uma estrutura que possui poucos compradores para muitos vendedores, o monopólio bilateral ocorre quando um monopolista adquire um produto e confronta de frente com o monopólio.
E para fiscalizar essas estruturas de mercado a um órgão do governo- CADE. Ele é responsável pela fiscalização de fusão de firmas que não trazem benefícios para consumidores.