economia
A economia é considerada ciência e uma arte
Economia: vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei) que se entende “administração de casa”.
Ciência: por que estuda o comportamento humano;
Muitas vezes consumimos um produto devido à força econômica onde tudo gira em “fazer com que você queira algo que não precise”.
Percebeu-se que era necessário realizar este estudo, pois pessoas possuem gostos diferentes, nesta parte entra o marketing para convencer e divulgar por que “você não deseja aquilo que não vê”.
Arte: entender as necessidades com o passar do tempo moral e costumes
Ficaram definidos de forma geral os produtos raros são mais caros devido à falta.
Nota: O professor nos deu um exemplo simples e de fácil compreensão: “porque compramos a água em garrafinha, sendo que na escola temos água no bebedouro?” se a mesma esta limpa e própria para o consumo? Por que a sensação da água estar no frasco da impressão de necessidade por parecer melhor, e acaba logo e por custar 2,00 vale mais do que a de graça.
Mas em alguns casos a situação é diferente, o governo inclui taxas nos produtos importados, para dar a ideia de que estes produtos não “prestam”. Para valorizar o produto brasileiro para aquecer o mercado interno.
“saber o valor da raridade para entender o grau de valor de um produto”. (MS. José Roberto)
Quanto mais se tem mais se gasta, por isso é preciso se organizar, nossas vontades e necessidades são infinitas, onde sempre se quer mais, mais nossos recursos são perecíveis.
23/08
Recursos escassos
Na economia a escassez tem a ver com a possibilidade de qualquer recurso que pode acabar mesmo tenham abundancia. E a Economia vem para “regular” os produtos, conforme sua importância.
EX: o petróleo tem uma utilidade muito variada, mas nem todos os países têm, logo é estipulado um preço para o petróleo. Se acontecer uma guerra em um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, o seu preço vai subir. Por quê? Porque o acesso a este