Economia
Assunto: Economia no Brasil
Problema:Quais as causas da má distribuição de renda no Brasil?
Justificativa:
A economia brasileira viveu vários ciclos provocando grandes mudanças sucessivas, como: política, populacionais e culturais dentro da sociedade brasileira.
Podemos citar como exemplo de ciclo a extração do pau-brasil, como também o plantio da cana de açúcar, que era utilizada na Europa com a finalidade de utilizar o açúcar para substituir a beterraba.
Na década de 1970, a soja foi um produto que impulsionou o plantio adotado para a soja foi monocultura extensa e mecanizada. Acabou provocando desemprego, mas em contrapartida, gerou uma alta lucratividade, iniciando um novo setor, sendo chamado de “agronegócio”.
Sendo assim a economia brasileira sofreu várias mudanças, reajustes e até mesmo crises.Nos dias de hoje, com uma população de 190 milhões de habitates e recursos naturais abundantes, o Brasil é um dos dez maiores mercados do mundo. Seu PIB real per capita ultrapassou US$ 8.000 em 2008, devido a valorização do real, sendo que, apenas, o setor industrial responde por três quintos da produção industrial da economia latino-americana.
O setor agrícola, também tem um grande movimento notável, há duas décadas esse setor tem mantido Brasil entre os países com maior produtividade em áreas relacionadas ao setor rural, onde juntamente com setor de mineração, apoiaram os superávits comerciais que permitiram ganhos cambiais maciços e pagamentos da dívida externa.
Com um grau de desigualdade ainda grande, a economia brasileira tornou-se uma das maiores do mundo. O Brasil é o sexto país do mundo em número de bilionários, à frente inclusive do Japão, com um número bastante superior aos dos demais países latino americanos. Ao mesmo tempo em que o Brasil está entre os dez maiores bilionário, percebe-se uma falha no sistema economico nacional: a má distribuição da renda. De que adianda o país ser a sexta economia do mundo, em relação a