Economia
3. O que fará a curva de possibilidades de produção se deslocar para cima e para a direita? O que esse movimento representa? 4. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidade fossem constantes? 5. Como escassez e pobreza se diferem? 6. Por que não pode existir custo de oportunidade sem escassez? 7. O seguinte quadro mostra as possibilidades de produção de uma fábrica que pode manufaturar ferro ou aço. As colunas A-D mostram o número de toneladas de cada metal que pode ser produzido para cada alternativa.
ALTERNATIVAS POSSÍVEIS A AÇO FERRO 0 18 B 6 12 C 10 6 D 12 0
(a) Desenhe a curva de possibilidades de produção para essa fábrica. Dê à curva o nome EE’. A curva apresenta custos constantes ou custos crescentes? (b) Suponha que a firma aumente a produção de aço de B para C. Qual o custo de oportunidade de cada tonelada de aço em termos de ferro? Suponha que o ferro fosse vendido a $50 a tonelada. Qual seria o custo de oportunidade em unidades monetárias de uma tonelada de aço? (c) Suponha que uma nova tecnologia permita que a firma produza duas vezes mais aço do que o mostrado acima, mas não afete sua produção de ferro. Desenhe a
nova curva de possibilidades de produção e dê a ela o nome de FF’. Isso vai aumentar o diminuir o custo de oportunidade de produzir doze toneladas de aço?
8. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos reais e monetários conjuntamente formam o denominado fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.
9. Uma economia é composta de três trabalhadores: Larry, Moe e Curly. Cada um deles trabalha 10 horas por dia e consegue produzir dois