Economia
1.2 Conceito
Tem como objeito o estudo de como o individuo e a sociedade escolhe como empregar recursos produtivos na produção de bens e serviços, a fim de está satisfazendo as necessidades humanas.
Em qualquer sociedade os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias primas, dentre outros) são limitados. Já as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, através do próprio crescimento populacional ou pela mudança do padrão de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades de forma que a sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultado da atividade produtiva.
1.2.1 Perguntas Fundamentas
O que produzir?
Como produzir?
Quanto Produzir ?
Pra quem produzir?
1.3 Curvas das Possibilidades de produção (CPP)
É possibilidade máxima de produção da sociedade comparada com os recursos e fatores de produção que se dispõe em dado momento do tempo.
Quando ocorrer um deslocamento da CPP para a direita indica que o país está crescendo. Podendo ocorrer em função do aumento da quantidade de fatores de produção ou com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes.
1.3 Funcionamento de uma economia de mercado: fluxos reais e monetários
Famílias e empresas exercem um duplo papel no mercado de bens e serviços, as famílias demandam bens e serviços, enquanto as empresas os oferecem; no mercado de fatores de produção, as famílias oferecem os serviços dos fatores de produção ( sua propriedade) enquanto as empresas os demandam.
1.4 Argumentos Positivos versus argumentos normativos
Argumentos positivos referentes a uma análise do que é, não envolvem juízo de valor
Argumentos normativos referentes a uma análise do que deveria ser que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica, sendo ela boa ou ruim.
1.6 Divisões do