Economia
Porque a gente não pode ter tudo. Não tem dinheiro e não tem tempo para tudo.
Tenho que escolher porque os recursos são escassos e os desejos são ilimitados.
Se não posso ter tudo vou fazer a escolha que gere o máx. de benefício e para isso vou fazer uma escolha racional. E isso gera o processo de otimização.
A economia se divide em:
1) Microeconomia – estuda as unidades os agentes econômicos.
2) Macroeconomia – estuda o resultado da interação das escolhas dos agentes econômicos. O resultado das ações microeconômicas às vezes tem o sentido oposto do esperado.
3) Desenvolvimento econômico. Explica porque os ricos são ricos e porque os pobre são pobres. Por que o Congo que é a maior produção de diamante do mundo é tão pobre.
Elementos fundamentais da economia
Agentes econômicos – são unidades que tomam decisões econômicas. São quatro os fundamentais.
1. Famílias. Escolhe entre consumo e poupança. Escolhe entre trabalho e lazer.
2. Empresas. Elas respondem à tríade dos problemas centrais: o que produzir? Como produzir (vou produzir contratando legalmente ou ilegalmente?) e a mais importante, para quem produzir? Essas são as três principais perguntas da economia. Eu não posso produzir alguma coisa para todo mundo.
3. Governo. As escolhas do governo tem 4 funções (alguns autores falam em três). O governo escolhe se vai tirar dos pobres ou dos ricos (função distributiva – Robin Hood). No Brasil os impostos estão na renda não nas pessoas, então quem consome mais relativamente é o pobre, então ele vai pagar imposto sobre todas a renda. O governo escolhe se vai prover ou não bens públicos (função alocativa), vou construir um estádio ou não. Função estabilizadora, quando ele altera os juros. E a quarta que nem sempre citam é a função reguladora – regula comportamento de empresas e de indivíduos.
4. Resto do mundo (famílias + empresas + governos que não estão no nosso país)
Além dos agentes econômicos eu preciso de um segundo elemento.