Economia
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Os mercantilistas preocupava – se com a acumulação de riquezas de uma nação. Acreditavam que o governo de um pais seria mais forte quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, acreditando assim que só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideais?
Adam Smith, Smith idealizava que se todos buscassem lucrar muito promoveria o bem estar de toda comunidade, que a produção decorre da divisão de trabalho. Outra de suas idéias era que o papel do estado na economia deveria atender somente a proteção da sociedade contra eventuais ataques e não a pratica econômica.
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
A teoria diz que a renda da terra é determinando pela produção das terras mais pobres, seu autor foi David Ricardo.
4) Qual a principal diferença entre a lei de say e o principio Keynesiano da demanda efetivas?
Sua principal diferença é que a lei de Say afirma que a oferta cria sua própria procura, invertendo assim o sentido do período Keynesiano.
5) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós – Keynesiano, marxistas e institucionalista.
Os monetaristas teve como economista de destaque Milton Friedman, privilegiam o controle de moeda com pouca intervenção do estado os fiscalista indicam a pratica de políticas fiscais ativas, aumentando o grau de intervenção do estado. Os pós Keynesiano mostaram o papel da moeda e da política monetária, enfatizando o papel d especulação financeira os marxistas teoriza o valor do trabalho, fazendo referencia a diferencia entre o valor da mercadoria produzida e o valor da força de trabalho vendida os institucionalistas criticam o alto grau de abstração