Economia
O Produto Nacional Bruto é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.
A metodologia utilizada pelo Banco Mundial para medir o PNB dos países é baseada no método de conversão monetária Atlas, que atenua as flutuações cambiais ao utilizar uma média dos últimos 3 anos.
O Produto Interno Bruto difere do Produto Nacional Bruto basicamente pela Renda Líquida Enviada ao Exterior : seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrário que acontece com países em desenvolvimento. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países. RENDA NACIONAL
Renda, segundo a economia clássica, é a remuneração dos fatores de produção: salários (remuneração do fator trabalho), aluguéis (remuneração do fator terra), juros e lucros(remuneração do capital).
Renda Nacional é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados,juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado (subsídios e pensões).
Para obter a Renda Nacional é necessário fazer três ajustes no PIB: * Subtraímos do PIB a renda líquida obtida pelas empresas multinacionais estrangeiras e que é enviada ao exterior. Para obter este valor somamos ao PIB qualquer renda obtida no exterior por empresas ou residentes desse país e subtraímos qualquer renda obtida no próprio país por empresas ou residentes estrangeiros (PNB). * Subtrair a depreciação do PNB * Subtrair os impostos indiretos (que incidem sobre as vendas)
DESPESA NACIONAL