Economia
A capacidade que os bancos têm de ampliar a Base Monetária O multiplicador dos meios de pagamento ou multiplicador bancário , como também é conhecido, é uma variável que sintetiza o mecanismo de multiplicação da base monetária pelo processo de criação de moeda operado pelos bancos comerciais, ou seja, o multiplicador calcula a quantidade máxima de dinheiro que um depósito inicial pode se expandir em uma dada taxa de reserva. Normalmente essa taxa é pequena, de apenas 10% ou seja sendo essa taxa de 10% o banco ira poder emprestar os outros 90% assim expandido os meios de pagamento. A formula expressa melhor:
multiplicador monetário, M, é o inverso do requerimento de reserva R onde R é a taxa:
M = 1 / R
Assim se R for 10% a formula ficara assim:
M = 1 / (1/10)
M = 10
Este número multiplicado pelo depósito inicial mostra a quantidade máxima em que o dinheiro pode ser expandido.
1.1O Banco Central é a instituição designada a supervisionar o sistema bancário e regular a quantidade de moeda da economia. Seu objetivo é a manutenção da liquidez do sistema econômico em níveis compatíveis com o crescimento do produto e estabilidade da moeda
Principais funções
- Banco Emissor:
Detém o monopólio da emissão de moeda.
- Banco dos bancos:
Lugar onde os bancos comerciais depositam e transferem seus fundos de um banco para o outro. O BC também é o emprestador de última instância para bancos com problemas de liquidez para saldar seus compromissos (chamado redesconto bancário).
- Banco do Governo:
Financia o tesouro nacional com a colocação de títulos públicos, administra a dívida pública interna e externa, administra as reservas internacionais do país e executa operações ligadas a organismos financeiros internacionais.
- Supervisor do Sistema Financeiro Nacional :
Supervisiona o bom andamento do SFN e o adapta às necessidades e transformações da economia do país, baixando normas,fiscalizando as