Economia
1) Com base no artigo, quais os problemas que o Brasil enfrenta e que prejudica o crescimento industrial?
O principal problema enfrentado é a entrada de produtos estrangeiros, que atrapalha a produção nacional. Os seguintes fatores contribuem negativamente para a indústria nacional :
- mão de obra cara, em função dos encargos trabalhistas;
- falta de estrutura na logística de transporte o que reflete em conjunto com a mão de obra, no alto preço do bem que será vendido ao consumidor.
- altos impostos que incidem na produção, que também oneram o preço final do bem.
2) O que pode ser feito para que a indústria brasileira seja eficiente e concorra no mesmo nível com as empresas estrangeiras?
Algumas ações podem ser adotadas para resolver os problemas expostos na questão anterior:
- o setor industrial deve pressionar o governo para reduzir os impostos e encargos em relação a produção e a mão de obra;
- outro ponto é o investimento em infra estrutura para que o transporte seja mais barato, por exemplo, investimento em ferrovias. A inovação industrial também é importante, desenvolvimento de novas tecnologias., etc.
3) O Brasil possui a celulose mais barata do mundo, mesmo assim o preço não é competitivo. Explique o por que?
Apesar do Brasil ter a celulose mais barata do mundo o custo final é caro em função segundo a matéria pesquisada, do custo de transporte até o porto de santos que representa 60% do preço.
4) Qual a posição mundial e a participação do Brasil como girador de PIB industrial?
PIB industrial brasileiro em relação ao mundo 1,7%.
5) Qual a participação do setor industrial brasileiro em relação ao PIB. Faça uma comparação com os Estados Unidos.
Participação do setor industrial brasileiro em relação ao PIB 27% em 2010 em relação aos Estados unidos o Brasil em 2010 tem 27% do PIB gerado pela indústria, já os Estados Unidos em 1975 tinha 30% no entanto em 2010 a participação dos Estados Unidos caiu para