Economia
Teoria de oferta e demanda explica os preços e as quantidades dos bens transacionados numa economia de mercado a as respetivas variações. Na teoria microeconômica em particular, refere-se à determinação do preço e quantidade num mercado de concorrência perfeita. Tem tido um papel fundamental na construção modelos para outras estruturas de mercado (como monopólio, oligopólio e competição monopolística) e para outras abordagens teóricas. 2) Indique os principais determinantes da oferta. Consumo, investimento, exportações, gastos do governo. Então os determinantes da demanda são os fatores que influenciam esses componentes: renda disponível, propensão marginal a consumir, taxa de juros, tributação, déficits/superávits do governo. 3) De que maneira o preço do bem afeta a quantidade ofertada? Quantidade já ofertada do bem; preço do bem; preço dos fatores e insumos de produção; - preços de outros bens semelhantes; - objetivos e metas do empresário; - impostos, incentivos fiscais e demais interferências do governo. 4) De que maneiras os preços de outros bens afetam a oferta?
O preço do próprio bem (de acordo com os clássicos, quanto mais alto o preço de mercado, maior tenderia ser a quantidade ofertada) 5) De que maneira o custo de produção afeta a oferta?
Do lado da oferta, alguns fatores de produção são relativamente fixos no curto prazo, o que pode afetar os custos em caso de alteração do nível de produção. Por exemplo, equipamentos ou maquinaria pesada, espaço de fábrica adequado, e pessoal qualificado. Um fator de produção variável pode ser alterado facilmente, para se adequar ao nível de produção escolhido. Exemplos incluem: o consumo de energia elétrica, a maioria das matérias primas, horas extraordinárias e trabalhadores temporários. No longo prazo, todos os fatores de produção podem ser ajustados pela gestão. Mas estas diferenças podem resultar numa diferente elasticidade (rapidez de resposta)