Economia
Terra: recursos naturais (reservas naturais) - Fator de produção terra.
Capital: máquinas e equipamentos utilizado na produção. infraestrutura econômica (transportes, telecomunicações, energia, etc.), de infraestrutura social (educação, saúde, saneamento, esportes, lazer, etc.) - - Fator de produção capital.
Recursos Humanos: trabalho e capacidade empresarial. - Fator de produção trabalho.
Tecnologia: estado da arte, conhecimento técnico global. - Fator de produção capacidade tecnológica.
Fator de produção capacidade empresarial: capacidade de organizar o fluxo de produção, ou seja, a capacidade de gestão.
- curva de possibilidades de produção:
Portanto, a curva de possibilidades de produção é “um gráfico que mostra todas as combinações máximas possíveis de produção de dois produtos (bens e serviços) que podem ser obtidas quando a economia utiliza todos os seus recursos disponíveis de diferentes maneiras em um determinado período de tempo”.
Desse modo, é muito importante que você perceba que o conceito de curva de possibilidades de produção está sempre diretamente ligado a um período de tempo. Isso é o mesmo que dizer que a cada época a economia terá uma curva diferente. Este gráfico é representado pela Figura 1 onde estão marcados alguns pontos da curva de possibilidades de produção. O ponto G, por exemplo, indica que a sociedade está produzindo 9 milhões de toneladas de alimentos e 2 milhões de automóveis. Constata-se que nesse ponto existe desemprego de alguns fatores de produção, pois a sociedade poderia aumentar sua produção de alimentos até 12 milhões de toneladas sem reduzir a produção de automóveis (ou, ainda, aumentar sua produção de automóveis até 3 milhões, sem reduzir a de alimentos). Os pontos I, J e K indicam alternativas de produção a pleno emprego, pois estão situados na curva de possibilidades de produção.
Do ponto de vista técnico, não importa se está produzindo mais automóveis ou mais