Economia
1) Quais são as perguntas a que todo sistema econômico deve responder?
Que bens e serviços produzir e em que quantia?
Como produzir tais bens e serviços?
Para quem produzir, ou seja, quem consumirá os bens e serviços produzidos?
2) O que se entende por troca?
Troca é uma transação feita entre dois indivíduos que permutam bens entre si, onde se desfaz do produto que se tem em excesso para adquirir o produto que é escasso. 3) Que efeitos tem sobre a produção por pessoa a divisão de trabalho? Por que?
A divisão de trabalho proporciona um aumento na produção. Aumentando o número de pessoas destinadas a produzir um determinado produto, onde cada uma delas desempenha uma função na linha de produção, gera-se assim uma economia de tempo e uma maior produtividade.
4) Seria possível a especialização sem trocas?
Sim, o produtor ainda poderá se especializar em determinada área, e adquirir o produto que não tem através do uso do dinheiro.
5) O que se entende por dinheiro?
Dinheiro é todo o meio de pagamento aceito que pode ser permutado por bens e serviços, ale de ser utilizado para saldar dividas.
6) Quais são os inconvenientes da troca?
A troca condiciona o produtor a encontrar outro produtor que esteja interessado em seu produto em excesso, e ainda tem o fator da indivisibilidade de alguns bens.
7) A troca permite transações multilaterais?
Sim. Pois a tendência natural é colocar-se em contato entre si para trocar aquilo que se possui em abundância pelo que não se tem e beneficiar-se mutuamente pelo intercâmcio.
8) Que vantagem traz o dinheiro às trocas?
O dinheiro descarta a coincidência de necessidades, o produtor fica livre para adquirir o produto que deseja, sem ter que depender do interesse do outro produtor.
9) As figurinhas de poderiam ser utilizadas com dinheiro em um colégio?
Poderiam facilmente, atribuindo valores às figurinhas.
CAPITULO 4
1) Quem toma as decisões fundamentais em um