Economia
Esta foi a conclusão da visita realizada na manhã desta quinta-feira (16) por uma comissão formada pelo presidente do Conselho Estadual do Trabalho (CONSET), Raymundo Henrique da Silva, o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, do secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, do representante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, Joel Nascimento, além de outros conselheiros do CONSET.
O CEREST vai funcionar nas dependências do Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira e vai realizar atendimento referencial em saúde a trabalhadores formais, informais, do Setor Público, Privado, do Campo, da Cidade, Aposentados, Autônomos e Desempregados. Sua principal demanda, além da procura espontânea por parte dos trabalhadores, será feita através dos sindicatos laborais e centrais sindicais.
De acordo com Adelany da Silva França, coordenadora estadual de Saúde do Trabalhador, o atendimento prestado pelo CEREST será de avaliação, triagem e encaminhamento para as unidades de atendimento assistencial de saúde. “Vamos contar com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, que inclui médico do trabalho, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, pedagogo, advogado”, enumera.
O CEREST vai integrar essencialmente a rede de informação em Saúde do Trabalhador, visto que terá um caráter de educação continuada, planejamento de campanhas educativas e preventivas, além de prestar auxílio ao trabalhador nas mais diferentes demandas laborais, inclusive validar laudos de perícia para Previdência Social.
“É uma política importante e que deve ser divulgada, conhecida e reconhecida pela sociedade e o Governo do Estado tem o