Economia
a) Compulsório depósitos compulsórios são recolhimentos que as instituições financeiras fazem ao BancoCentral para cumprir normas da política monetária. Tais recolhimentos são calculados sobre os montantes captados pelas instituições financeiras nas suas diversas aplicações (depósitos à vista, CDBs, cadernetas de poupança, letras de câmbio, etc.), de acordo com alíquotas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.
b) Redesconto É um dos instrumentos de política monetária utilizado pelo banco central para regular o sistema de liquidez do sistema bancário. Ë utilizado quando os bancos comerciais, apesar de todas as suas previsões de caixa, necessitam de reforço caixa ou fica a descoberto na compensação de cheque. Nestes casos o banco emite uma nota promissória a favor do Banco Central e recebe um crédito em sua conta de depósito no Banco do Brasil.
c) Operações mercado aberto – Open Market: consitem em técnicas de intervenção dos Bancos Centrais nos mercados monetários através da compra e venda de títulos (geralmente são utilizadas obrigações do governo). Através destas operações, os Bancos Centrais conseguem regular a oferta de moeda numa economia e, por essa via, influenciar as taxas de juro praticadas pelos bancos comerciais.
Open Market Operações com mercado aberto. Consistem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações pelo governo. Através destas operações, os Bancos Centrais conseguem regular a oferta de moeda numa economia e, por essa via, influenciar as taxas de juro praticadas pelos bancos comerciais.
d) Elevação da taxa de juros (Selic):
É a taxa de juros média que incide sobre os financiamentos diários com prazo de um dia útil, lastreados por títulos públicos registrados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A dívida pública brasileira é gigantesca e a Selic é uma forma do