Economia
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Economia
Tutor Presencial: Josiane Ceron
Aluna: Rosa Maria de Souza RA: 347812
Atividades
Tema 1 questão 9
1 – Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
Resposta:
Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é a consequência da distribuição desigual, desses recursos pela falta de disponibilidade de adquiri-los. Bem na verdade pobreza significa ter poucos bens. Enquanto a escassez significa mais desejos do que bens para satisfazê-los, mesmo que haja muitos bens
Uniderp Polo: Rio Verde Goias
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Economia
Tutor Presencial: Josiane Ceron
Aluna: Rosa Maria de Souza RA: 347812
Atividades
Tema 02 questão 01
O que o estado deveria fazer segundo Keynes, para evitar uma crise?
Resposta: O Estado deveria intervir na economia do país com o objetivo de conduzir o pleno emprego.
O pensamento keynesiano se opunha ao Estado Mínimo (de intervenção mínima - o liberalismo econômico) e apregoava o Estado Grande (gastador), com a função de organizar a desordem econômica e amenizar as perdas por meio da elevação dos gastos públicos.
O Estado, para Keynes, deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua população, por meio de um eficaz controle das contas internas e externas.
A preocupação maior de Keynes surgia do seu ceticismo em relação à capacidade de autorregulação do mercado, e, por isso, ele considerava que o Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasse minimizar sua instabilidade.
Partindo dessa premissa, Keynes considerava que o Estado deveria atuar sobre as expectativas com o objetivo principal de evitar súbitas flutuações da eficiência marginal do capital, favorecendo e estimulando os investimentos.
Enfim, em linguagem bem simples, ele defendia o