Economia
Luís Madama
Nº8 11ºE
Introdução
Este trabalho tem como tema a Economia Portuguesa na Actualidade e tem como objectivo mostrar como está a economia do nosso País.
Neste trabalho estão referidos os mais importantes aspectos de qualquer economia, com referência ao PIB, à inflação, ao desemprego, às importações, às exportações e às dívidas, de Portugal.
Actividade Económica
O crescimento real do PIB permaneceu positivo até ao último trimestre de 2008, momento a partir do qual os efeitos adversos da crise económica mundial começaram a fazer-se sentir de forma mais pronunciada na economia portuguesa.
Actualidade – Previsões de Bruxelas A Comissão Europeia reviu em baixa as previsões de crescimento para a economia portuguesa em 2008, antecipando uma expansão do PIB em 1,7%, igual à previsão para a Zona Euro mas abaixo dos 2% previstos pelo governo. A economia portuguesa deverá voltar a abrandar em 2009, embora deverá crescer acima da Zona Euro. Ainda assim, apesar do crescimento do PIB da Zona Euro e de Portugal ser igual, apenas três países da Zona Euro vão crescer este ano abaixo de Portugal: França (1,6%), Itália (0,5%) e Dinamarca (1,3%). Para 2009 Bruxelas antecipa um novo abrandamento da economia portuguesa, com o PIB a crescer 1,6%. Contudo, as previsões apontam para um crescimento superior à da Zona Euro (1,5%). Apesar de apenas cinco irem crescer menos que Portugal nesse ano. A Comissão afirma que a economia portuguesa vai ser afectada pelo abrandamento económico noutros países da UE, pela turbulência no mercado do crédito e pela subida dos preços da energia e da alimentação.
Exportações
As exportações de bens e serviços registaram um forte abrandamento em 2008, com uma quebra de 0,5% em termos reais, em contraste com o bom desempenho dessa variável em 2006 e 2007. Este resultado, aliado ao crescimento das importações de bens e serviços em 2,6%,