Economia e mercado
Este artigo tem como objetivo transmitir mais algumas informações sobre uma teoria que defendo, onde chamo à participar, discutir, e saber das opiniões dos profissionais da área de Administração de Empresas.
Estamos cada vez mais à procura de métodos e processos para tornar as organizações mais competitivas e acredito que o fator humano vem sendo deixado de lado, principalmente no que se refere ao R & H, criado para o desenvolvimento profissional dentro da empresa, proporcionando condições para que possa haver uma evolução igualitária de todos os profissionais envolvidos.
A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
A área de Recursos Humanos é uma área multidisciplinar onde, sua aspiração maior é a de integrar percepções, sonhos e desejos. Quando nos referimos a integrar, estamos querendo esclarecer ao leigo que a área de Recursos Humanos não é uma área que treina pessoas, que recruta, que avalia, que remunera, que contrata, etc. Isto é o produto míope que ela oferece à organização. A área de Recursos Humanos é muito mais que isto.
Cabe a área de Recursos Humanos integrar os desejos e as crenças dos executivos das empresas (e/ou dos donos), com também os desejos e vontades dos trabalhadores daquela empresa.
E para que isso?
Para tornar a empresa mais flexível, feliz, saudável e competitiva, entre outras.
As organizações do terceiro milênio se distinguirão através dos recursos humanos. E para tal eles deverão estar felizes, comprometidos e altamente preparados para as freqüentes mudanças que com certeza acontecerão. Uma das grandes áreas que recebe a incumbência de administrar este desafio é a área de Treinamento e Desenvolvimento.
Sem muitos detalhes técnicos o que tornaria este artigo muito longo. e não é o caso aqui, vamos deixar claro que “treinamento” significa dizer que é preparar pessoas para os cargos em questão.
Já a área de Desenvolvimento se aproxima mais da educação que é “o preparo da pessoa para