ECONOMIA E MERCADO
“Economia é o estudo da humanidade em vida rotineira”. Assim escreveu Alfred Marshall, o grande economista do século XIX em seu livro Princípios de Economia.
Porque um estudante no início do século XXI deveria estudar economia? A Primeira razão é o fato de que ela o ajudará a entender o mundo em que você vive, este mundo é contido de inúmeras questões relativas à economia e que podem despertar sua curiosidade. A segunda razão para estudar economia é que isso o tornará um participante mais perspicaz da economia, como por exemplo, determinar o quanto você deve gastar de sua renda ou quanto poupar. E a terceira razão e o fato de que ela lhe proporcionará uma melhor compreensão dos potenciais e limites da política econômica.
DEFINIÇÃO E OBJETO DA ECONOMIA
Economia: Estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões para que os recursos disponíveis sempre escassos possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.
É uma ciência Social (estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a via social de indivíduos e grupos humanos) que estuda o processo de produção, de distribuição, de consumo e de circulação dos bens e serviços de uma determinada sociedade.
Esta definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:
- escolha,
- escassez,
- necessidades,
- recursos,
- produção,
- distribuição,
São quatro os princípios exigidos para definir a análise da definição que são:
1º o agente (homem);
2º a causa final (o consumo);
3º o meio (as relações econômicas);
4º a diferença específica deste tipo de relações humanas de outras praticadas pelo homem (avaliáveis em moeda ou dinheiro).
A Economia é uma ciência, forma um sistema lógico de conhecimento sobre o seu objeto.
O objeto da Economia é o estudo do seu conteúdo ou teor, na definição de uma ciência que deve indicar o seu objeto, ou o que ela