Economia e Mercado
1) Enumere e explique a importância das metas de política econômica.
As metas de política econômica são independentes e até mesmo conflitantes entre si, são elas:
Crescimento Econômico – estimular o crescimento da capacidade produtiva (PIB) com o aumento da quantidade de bens e serviços ofertados e simultaneamente o aumento de empregos.
Controle da Inflação – a inflação quando alta acarreta distorções na renda, principalmente nas famílias com menor remuneração, sem possibilidade de expectativa de compras futuras.
Equilíbrio externo - déficit externo mais forte implica em perda de reservas, podendo levar a uma moratória, o superávit externo mais prolongado acarreta demanda por moeda e ao emiti-la é provocada a inflação.
Distribuição Equitativa de Renda – é uma política de longo prazo que visa o aumento do pode r de compra das classes mais baixa e gera desenvolvimento econômico.
2) Defina inflação e enumere as suas causas e efeitos.
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega à zero, dizemos que houve uma estabilidade nos preços. A inflação também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação à elevação dos preços de bens e serviços.
Suas causas podem ser de origem: monetária – emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; demanda – quando demanda por produtos é maior do que a capacidade de produção do país; custos – quando há um aumento nos custos de produção dos produtos (matéria – prima/mão de obra).
3) Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico.
Crescimento Econômico é o aumento do PIB, ou seja, uma elevação da capacidade produtiva da economia, o crescimento da economia também é indicado pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
O Desenvolvimento Econômico é o crescimento econômico