economia e mercado
Maria Auxiliadora Valasques
Gilclecia de Lima Carneiro
Referências da obra:
FREITAS, Rosana de C. Martinelli . O governo Lula e a proteção social no Brasil : desafios e perspectivas .In: Revista Katál. Florianópolis, 2007.
Formato: artigo
Credencias da Autora:
Rosana de Carvalho Martinelli Freitas
Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)-Docente desde 1992 do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Serviço Social. Coordenadora do observatório da Desigualdade, Pobreza e Proteção Social no MERCOSUL e editora do Informativo eletrônico MERCOSUL +1. Editora Científica da Revista Katálysis (2009-2012).Durante sua carreira docente vem se dedicando ao ensino, pesquisa e extensão,privilegiando os temas: Serviço Social, Sistemas de Proteção Social, Política de Combate á Desigualdade e Pobreza e de Assistência Social.
Conhecimento prévio para entendimento da obra:
Para melhor entendimento do artigo julgam-se necessários conhecimentos sobre política.
Problematizarão do conteúdo:
Entende-se que o artigo busca apresentar um quadro da proteção social durante o primeiro mandato do governo Lula (2003-2006). O objetivo adotado é apenas conquistar a credibilidade dos mercados financeiros, nos primeiros dez meses os resultados são de crescimento no número de desemprego, queda da renda real do trabalhador e baixo crescimento econômico. Mas, mesmo assim a credibilidade foi conquistada, embora seja um ativo ainda volátil.
Conforme citações da autora presente no artigo, percebe-se que o governo Lula tem por objetivo analisar as principais características da política social, e vivenciar sua estreita relação com a política econômica liberal- ortodoxa ligada ao governo anterior, FHC, como uma “herança maldita”, a exemplo como a privatizações de várias empresas estatais que foram leiloadas, mantida e aprofundada, pelo novo governo como a opção econômica de garantir uma governabilidade de base