economia e mercado trabalho
Alunas: Rafaela Naomi Carvalho Yokoyama; Tamires Farias Raiol.
Turma: B – Campus Quintino- Noturno. RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE EXTRACLASSE
A economia brasileira é e sempre será um grande enigma para todos aqueles buscam entende-las, e durante os anos de 2014 e começo de 2015 não foi diferente. Partindo dessa idéia e das imagens que são referência para esse trabalho, concluímos que:
Antes da realização da política econômica proposta pelo governo, o país vivia em uma economia desestabilizada e com alto índice inflacionário, é o seu valor muito alem do estipulado como ‘’limite’’ pelo governo que era de 6% ao ano, o descontrole da inflação era tamanho que não se conseguia manter um único valor no período de 12 meses.
Por conta dessas constantes variações da inflação a economia na transição de 2014 para o ano de 2015 encontrou-se estagnada, e o crescimento econômico cada vez mais defasado. E em uma tentativa de reanimar a economia brasileira, e manter a idéia de controle econômico que foi amplamente divulgado na campanha eleitoral vitoriosa ,o governo decidiu aumentar a taxa de juros,fazendo-se valer do prometido controle da inflação.
Por conta disso, elevar a taxa de juros é uma política econômica para o controle da inflação. É isso tudo ocorre porque a elevação da SELIC faz com que o próprio consumo de bens e serviços diminua, que grandes empresas evitem fazer empréstimos devido ao valo de juros elevados que não trarão um retorno lucrativo, ou por menores,o consumo fica mais caro, a oferta de credito fica mais cara,diminuindo assim a demanda , que tem como conseqüência o controle de preços, logo o controle da inflação e uma certa estabilidade econômica no país.
Porem vale lembrar que, apesar da elevação da taxa de juros ser algo que ‘’esfrie ‘’a economia, há um beneficio nítido daqueles que estão com algum tipo de