Economia Na Am Rica Do Sul
América do Sul
Alunos: Caique Augusto ,Douglas
Vinícius, Moacyr Boiago, Willian Marques
América do Sul
• Durante muitos anos, a economia da maior parte dos países sul-americanos não era bem desenvolvida. A maioria da população trabalhava na agricultura e não havia muitas indústrias. Além disso, os países dependiam da ajuda externa. No entanto, na segunda metade do século XX, muitos países sul-americanos começaram a tentar melhorar sua economia fomentando a industrialização. • A Economia da América do Sul experimentou, a partir de 1930, um notável crescimento e diversificação na maioria dos setores. Grande parte dos produtos agrícolas e pecuários é destinada ao consumo local e ao mercado interno.
No entanto, a exportação de produtos agrícolas é fundamental para o equilíbrio da balança comercial da maioria dos países.
EXPORTAÇÃO DE MATÉRIA
PRIMA
• Os principais cultivos agrários são justamente os de exportação, como a soja e o trigo. A produção de alimentos básicos como as hortaliças, o milho ou o feijão é grande, mas voltada para o consumo interno. A criação de gado destinada à exportação de carne é importante na Argentina, no
Paraguai, no Uruguai e na Colômbia.
• Nas regiões tropicais os cultivos mais importantes são o café, o cacau e as bananas, principalmente no Brasil, na
Colômbia e no Equador. Por tradição, os países produtores de açúcar para a exportação são: Peru, Guiana e Suriname, sendo que no Brasil, a cana-deaçúcar também é utilizada para a fabricação de etanol combustível. Na costa do Peru, noroeste e sul do Brasil cultiva-se o algodão.
Mercado Comum do Sul (Mercosul)
• O Mercado Comum do Sul, ou MERCOSUL, é um bloco econômico que foi formado por Brasil, Argentina, Paraguai e
Uruguai. Outros países podem fazer parte das negociações do bloco, mas são considerados apenas como associados. Estes são Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador.
A Venezuela ingressou no grupo em 2006. E o México permanece como estado observador.
• Criado