Economia Micro e Macro Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Livro :
Economia Micro e Macro Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Capitulo II Demanda, Oferta e Equilibrio de Mercado A micro economia, ou teoria dos preços, é a parte da economia que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam. A Microeconomia, analisa a formação de preços no mercado, onde estes formam-se com base em dois mercados:
* Mercado de bens e serviços
*Mercados de serviços dos fatores de produção
Coeteris Paribus: é uma expressão em latim que significa tudo o mais constante, ou seja, que o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais. Demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, em um determinado período de tempo, dada a sua renda, seus gastos e o preço do mercado.
Fundamentos:
A teoria do valor Utilidade pressupõe que o valor de um determinado bem se forma por sua demanda, ou seja, pela satisfação que o bem representa para o consumidor. Esta teoria contrapõe a teoria do valor trabalho, onde o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos de trabalho incorporado ao bem.
Conceito de utilidade total e utilidade marginal
Utilidade total: tente a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço.
Utilidade marginal: é a satisfação adicional ( na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, é decrescente, pois o consumidor vai saturando-se deste bem, quanto mais o consome.
Curva de indiferença: é um instrumento gráfico que ilustra as preferências do consumidor.
-Inclinação negativa: para manter o mesmo nível de bem estar , ao aumentar o consumo de um bem determinado, necessitamos reduzir o consumo de outro, que assim é substituído, por isso, a inclinação da curva de diferença recebe o nome de marginal de substituição.
-Convexidade em relação a origem: é a taxa marginal de substituição que vai diminuindo a medida que aumenta a quantidade de carne e reduzimos a