Pim - Parte Economia
Para entendermos melhor o que vem a ser a Economia, devemos estar ciente de que, ela pode ser definida como a ciência social que estuda como o individuo decide utilizar seus recursos produtivos escassos e o modo de distribuição de bens e serviços para varias pessoas e grupos da sociedade, para enfim satisfazer as necessidades humanas, ou seja,quando dizemos: escassez, é através dela que vem ao significado de, “economizar “ recursos.
“Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos”, Livro Economia Micro e Macro, 4º edição, Capitulo 1 pag. 3
A MACROECONOMIA
A Macroeconomia estuda o comportamento do sistema econômico por um reduzido número de fatores, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo, o nível geral dos preços. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso. E trata o mercado de forma global. Por exemplo, no mercado de bens e serviços, o conceito de Produto Nacional é um agregado de mercados agrícolas, indústrias e de serviços ;se preocupando com a oferta e demanda de mão de obra e com determinação dos salários e nível de emprego. Estudando o nível geral dos preços e a determinação de preços numa única indústria.
Fazendo se mais importante com questões conjunturais, de curto prazo, que é o desemprego e a inflação. E para facilitar a diferença entre Macro e Micro Abaixo esta um dos conceitos principais do Macro:
*Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
*Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
*Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
*Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível