Economia - metas de inflação
A esse respeito pergunta-se:
a) Em que consiste o sistema de metas de inflação?
O sistema de metas de inflação foi criado no Brasil em meados de 1999, logo depois da posse do novo Presidente do Banco Central, Armínio Fraga, sobre uma grave crise cambial, com alta da taxa de câmbio e inicio do processo de inflação elevado.
A meta seria definida em relação ao índice de preços no comércio, onde o “termômetro” de inflação seria o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país, onde o governo usa-o como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida. O indicador reflete o custo de vida de famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos.
O Banco Central começaria então a divulgar os chamados “Relatórios de inflação”, de periodicidade trimestral com informações macroeconômicas e justificativas para as medidas adotadas, visando ao cumprimento da meta.
O Economista Celso Tavares Ferreira afirma que:
“O objetivo é garantir com que a inflação não ultrapasse os limites estipulados pela autoridade monetária, onde essa é prioritariamente voltada para o alcance das metas, sendo a taxa básica de juros o instrumento utilizado para conduzir o sistema de metas”
Achamos que o sistema de metas tem sido adotado porque os responsáveis pela política monetária acreditam que ela funcionará como uma âncora para as expectativas inflacionárias dos agentes. Assim, o uso das metas, servirá para acomodar