Economia de mercado
A economia e mercado gira em torno da oferta e demanda dos produtos comercializados, no entanto existem diversos fatores que influenciam a introdução destes produtos no mercado, é o que falaremos neste trabalho.
Falaremos sobre oferta, procura, a hipótese “coeteris paribus”. Bens substitutos e complementares e elasticidade da oferta e da demanda.
DESENVOLVIMENTO
O QUE É DEMANDA?
Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.
FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA:
- O preço do produto;
- Os preços de outros produtos, substitutos ou complementares;
- A renda dos consumidores;
- Os gostos e preferências;
- As expectativas de variação de preços, etc.:
O QUE É OFERTA?
Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis:
A HIPÓTESE “COETERIS PARIBUS”
É uma expressão latina que quer dizer que: “tudo o mais constante”, que faz lembrar que todas as demais variáveis, salvo as que estão em observação (análise), são consideradas constantes.
Permite por exemplo: que o preço de um serviço se modifique, considerando que os homens que trabalham na execução da tarefa, o tempo de trabalho, e a quantidade do serviço executado permaneçam inalterados (constantes).
FATORES QUE INFLUENCIAM A OFERTA:
- A quantidade ofertada de um bem;
- O preço deste bem;
- O preço dos bens concorrentes a este;
- O custo de produção destes bens;
- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.
Essas forças de mercado