economia de mercado
A P O S T I L A
D E
ECONOMIA E MERCADO FINANCEIRO
Prof. Luiz Antonio de Almeida
Evolução histórica: contextualização dos resultados frente às variáveis econômicas
ASPECTOS HISTÓRICOS
O Estudo da Economia pode ser dividido em duas partes: microeconomia e macroeconomia. A primeira cuida do comportamento dos consumidores e das empresas em seus mercados, as razões que levam os consumidores a comprar mais, ou menos, de um determinado produto e a pagar mais, ou menos, por este bem. Estuda ainda os motivos que levam empresas a produzir certa quantidade de um produto e de que forma seus preços são estabelecidos. Leva-se em conta os mercados nos quais as empresas e consumidores atuam.
A macroeconomia preocupa-se com o conjunto de decisões de todos os agentes econômicos, que ira se refletir em maior ou menor produção e nível de emprego. Inflação, taxa de juros, taxa de câmbio, nível de emprego global, crescimento econômico são objetos estudados na análise macroeconômica, além de cuidar das análises sobre as decisões tomadas pelo formulador de política econômica do país.
O fenômeno recente da globalização da economia levou os governos a buscarem apoio de outras economias, formando blocos econômicos, para conseguirem melhor sustentação frente à força das novas tecnologias e da pressão das multinacionais, do aumento da produtividade, do desemprego estrutural que ameaça a estabilidade social mesmo dos países mais desenvolvidos. Isto reforça a necessidade de aprofundar os conhecimentos na área das ciências econômicas.
No mundo globalizado, quando se fala em administração de organizações, tem-se que pensar em administração estratégica e, quando se fala em administração estratégica, pensa-se em organizações como parte de um ambiente que oferece, às organizações nele inseridas, uma série de ameaças e oportunidade. O objetivo principal do estudo da economia para o