Economia das Desigualdades de Thomas Piketty
ECONOMIA
DAS
DESIGUALDADES
INDICE
Capitulo I
A Dimensão das Desigualdades e da Sua Evolução---------------------------------------------- 2
Capitulo II
A Desigualdade Capital/Trabalho------------------------------------------------------------------- 4
Capitulo III
A Desigualdade dos Rendimentos do Trabalho--------------------------------------------------- 6
Capitulo IV
Os Instrumentos da Redistribuição----------------------------------------------------------------- 8
A DIMENSAO DAS DESIGUALDADES E A SUA DIMENSÃO
As desigualdades economicas economicas de uma populações tem nos ultimos anos formentado varias duvidas e debates, ao que o autor do livro, Thomas Picketty, faz uma ostensiva avaliação e estudo sobre o tema.
O autor sistematiza em graficos os diferentes extratos em categorias de 10 por cento tendo em conta a pobreza e riqueza, podendo ser familias ou pessoas individuais, classificando D1 como 10 por cento mais pobres, D2 as 10 por cento seguintes e assim sucessivamente. Classifica tambem o limite de rendimento k separa cada grupo, sendo P10 o limite maximo de rendimento de D1, P20 o limite maximo de D2 e assim sucessivamente
No preimeiro capitulo começa-se por categorizar e avaliar as diferentes rendimentos obtidos pelas familias francesas no ano 2000.
Chegamos a conclusao que 2/3 provem de salarios ou actividade laboral independente, mas em D1 os remdimentos provêm essencialmente de rendimentos sociais, enquanto que nas familias mais ricas tem boa parte do seu rendimento vindo de patrimonio, mas os salarios continuam a ser de longe a fonte principal.
São entao os salarios medios e maximos em cada categoria e comparados entre si. O autor indica tambem que a comparação de P90/P10 é um bom indicador da desigualdade de salarios, utilizando este novo valor varias vezes ao longo do capitulo I em comparações internacionais inclusive.
A mesma formula viria a ser utilizada nao so pros salarios mas tb para os rendimentos.