Economia da Comunicação
Macroeconomia – Parte da economia especializada na análise das variáveis agregadas. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo. (produção nacional total, renda, desemprego, balança de pagamentos, taxa de inflação, estoque de moeda, taxa de câmbio e juros, etc.).
Microeconomia – Estuda a composição da produção e os determinantes da oferta e da procura de bens e serviços, como se inter-relacionam nos mercados e como são determinados seus preços relativos. Teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço.
Produto Nacional Bruto (PNB) – Mede em termos monetários o que se produz em um país, a produção final. O PNB potencial, a uma dada altura, depende do trabalho e capital e da tecnologia. Ou seja, o PNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior.
☺ Renda recebida pelos brasileiros tanto país, como no exterior, não inclui montante recebido pelos estrangeiros residentes no país.
Produto Interno Bruto (PIB) – Total de bens e serviços produzidos num determinado país, ou seja, a totalidade de renda interna. Inclui renda ganha por estrangeiros que moram no Brasil, mas não inclui a de brasileiros que moram no exterior.
Causas e conseqüências do desemprego:
☺ 1936: John Maynard Keynes – explicação clássica das causas do desemprego, dizia que elas eram determinadas pelas estruturas rígidas do mercado de trabalho, que impediam que os salários baixassem até ao nível do “equilíbrio”
☺ Keynes – desemprego = insuficiente demanda agregada ao mercado de bens ≠ desequilíbrio do mercado de trabalho.
• Insuficiência devido ao investimento planejado ser menor que a reserva disponível.
☺ Importância das variações do nível de produção e emprego.
☺ Movimentos equilibrados permitem igualar o investimento e a reserva. Determinando o nível da renda nacional total e da produção nacional.
☺ Demanda com determinante chave da produção