Economia cap ii
Capítulo 2 – Microeconomia: oferta e demanda
2.1 – Conceitos básicos
Mercado: é formado por um grupo de vendedores e compradores de um bem ou serviço particular.
Oferta e demanda: são as forças de vendedores e compradores que fazem a economia de mercado funcionar. Elas determinam a quantidade demandada e produzida de cada bem e o preço pelo qual será vendido.
A microeconomia estuda a oferta, demanda e o equilíbrio de mercado.
Os mercados assumem diversas estruturas, no entanto, trataremos inicialmente do mercado competitivo.
Mercado competitivo ou de concorrência perfeita: é um mercado com muitos compradores e vendedores de produtos homogêneos e que não é controlado por qualquer agente econômico.
Devido à existência de muitos vendedores em um mercado competitivo, diz-se que estes são tomadores de preços, ou seja, aceitam os preços que são determinados no mercado. Do contrário, caso algum vendedor decida elevar o preço do produto de forma individual, espera-se que a demanda do bem desse vendedor seja zero, uma que vez que diversos outros produtores podem vender esse mesmo bem a um preço mais baixo.
2.2 - Demanda e seus determinantes
✓ Quantidade demandada de qualquer bem ou serviço: é a quantidade do bem ou serviço que os compradores desejam e podem comprar.
✓ A lei da demanda estabelece que, tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada cai, portanto, há uma relação inversa entre preço e quantidade demandada.
✓ Curva de demanda: curva que representa as diferentes combinações de preços e quantidades demandadas.
✓ Função de demanda: mostra uma relação de causa e efeito entre uma variável dependente (a quantidade demandada) e diversas variáveis explicativas (preço do bem, renda, preço de outros bens, gostos, hábitos, preferências, expectativas, propaganda, número de consumidores e variedade de bens disponíveis)
[pic]
em que:
[pic] = quantidade