Economia básica
Microeconomia: analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
Macroeconomia: estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego.
Bens: Bens econômicos:os que existem em quantidades limitadas, de tal forma que, para os obter, é necessário gastar dinheiro.
Bens livres: os que existem ilimitadamente e que, por isso, são gratuitos.
Bens materiais ou imateriais (serviços).
Bens de produção: permitem, ao ser utilizado, ajudar na produção de outros. São, portanto, bens de capital.
Bens de consumo: são usados para satisfazer imediatamente as necessidades.
Bens perecíveis ou não duradouros: quando se utiliza certo bem e ele deixa imediatamente de existir
Bens duradouros: persistem, mesmo após várias utilizações.
Fatores de produção:
Fatores de produção são os elementos indispensáveis que a empresa utiliza no processo produtivo, ou seja, os bens ou serviços que possam ser transformados pelo processo produtivo em novos produtos.
Existem fatores de produção primários e secundários. Os primários correspondem aos fatores naturais que existem independentemente da ocorrência de processo produtivo anterior; e os fatores de produção secundários, derivam do processo produtivo realizado por alguma empresa.
Fatores de produção agrupam-se em: trabalho: contribuição do ser humano capital: conjunto de equipamentos, ferramentas e máquinas, que servem para a produção de bens e serviços recursos naturais: elementos da natureza utilizados para criar bens
trabalho + capital + recursos naturais = bens e serviços
Escolha e custo de oportunidade:
Custo de oportunidade: a escolha