Economia atps
A região do Noroeste Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 216 municípios agrupados em treze microrregiões.
Atualmente compreende uma área de 64.930,583 quilômetros quadrados, com população de 1.970.326 habitantes.
Passo Fundo é uma das microrregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul pertencente à mesorregião Noroeste Rio-Grandense. Sua população foi estimada em 2010 pelo IBGE em 184.126 habitantes e está dividida em 26 municípios. Possui uma área total de 7.076,999 km².
Aspectos históricos do territorio era habitado pelas tribos indígenas Tapes e Cain gangs. Sustentavam-se da caça, de mel, frutas e do cultivo do milho e do feijão. Os Cain gangs usavam o corte de cabelo à moda dos padres franciscanos, sendo conhecidos pelo nome de coroados e bugres. Em cada aldeia havia um "Chefe-Pai", bem como um Cacique-Geral. Esses chefes eram hereditários ou elegíveis. Possuíam uma lenda sobre o dilúvio que cobriu a terra e do qual se salvou o Caingangue subindo a serra.
Formação Administrativa A FREGUESIA de Passo Fundo criado pela Lei n.º 99, de 26 de novembro de 1847, passou à categoria de Município pela Lei provincial n.º 340, em 28 de janeiro de 1857, sendo instalada em sete de agosto do mesmo ano.
Desmembraram-se de Passo Fundo os atuais Municípios de Soledade, Erechim, Carazinho, Getúlio Vargas, Sarandi, Marau e Tapejara.
A composição municipal tem oito distritos, inclusive o da Sede, Passo Fundo, Coxilha, Campo do Meio, Ernestina, Pulador, Pontão, Bela Vista e São Roque.
PASSO FUNDO é sede de Comarca de 3.ª entrância, instalada a sete de setembro de 1875. Tem jurisdição sobre os Municípios de Siríaco e David Canabarro. Informações baseadas na estrutura da cidade como fonte de levantamento participação do PIB, Crescimento, população, etc..
A estimativa da população pelo IBGE, segundo o Censo