economia - anhanguera uniderp
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
Profª: Renata M. G. Dalpiaz
Faxinal do Soturno
Setembro de 2013
Etapa 1
A Soja
A soja é um grão rico em proteínas onde é utilizado como alimento tanto para consumo humano, quanto consumo animal. Pertence à família das leguminosas. Recentemente, ganhou mais espaço devido às descobertas de que é um alimento altamente saudável.
Originalmente, a soja se desenvolveu na costa Leste da Ásia, era uma planta rasteira, bem diferente da soja conhecida por nós. Sua evolução se deu ao longo do tempo, a cruzamentos naturais e à ciência. Na civilização Chinesa chegou a ser considerada um grão sagrado, ganhou ate cerimônias ritualísticas na época da semeadura e colheita. Já no início do século XX, passou a ser comercializada e produzida pelos EUA e, a partir daí, se expandiu mundialmente, ocupando um lugar de destaque dentro do mercado Agribusiness (agronegócios) no mundo.
No Brasil, o primeiro registro de cultivo se deu em 1914 no município de Santa Rosa/RS, mas só a partir dos anos 40 impulsionado pela indústria de óleo e pelas necessidades impostas pelo mercado mundial que ganhou importância econômica em nosso país. Em 1949, com produção de 25.000 toneladas, o Brasil figurou pela primeira vez como produtora de soja nas estatísticas internacionais.
Na década de 90, a soja ocupou o lugar de principal produto agrícola, apesar de ocasionalmente haver quedas no valor. Isso, no entanto, não tem impedido que os produtores deixassem de cultivá-la.
Atualmente, a soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores, por esse motivo o Brasil já é o segundo maior produtor de soja, com 72 milhões de toneladas por ano, o seu escoamento na safra ocorre na entre