ECONOMIA AMBIENTAL TRABALHO DE RECUPERA O
SUDESTE DE MINAS GERAIS – IFET-SEMG
CAMPUS RIO POMBA
TECNICO EM MEIO AMBIENTE
DISCIPLINA: ECONOMIA AMBIENTAL
ECONOMIA AMBIENTAL
Aluno:
Professor: CHARLES
MINAS GERAIS – BRASIL
2012
ECONOMIA AMBIENTAL
Trabalho apresentado ao Professor Charles Okama de Souza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Rio Pomba, como parte das exigências do curso de Técnico em Meio Ambiente.
ECONOMIA AMBIENTAL
Professor: CHARLES OKAMA DE SOUZA
PORTEIRINHA
MINAS GERAIS – BRASIL
2012
ECONOMIA AMBIENTAL
Economia ambiental estuda maneiras de como economizar nossos recursos naturais para vivermos bem sem danificar o meio ambiente, ela determina a quantidade suficiente de recursos naturais para atender as necessidades das pessoas. Com a escassez dos recursos naturais as empresas devem abrir mão da maior parte dos recursos naturais e utilizarem recursos reciclados e investir mais na preservação do meio ambiente.
A Economia Ambiental Neoclássica criou o economicismo, com o objetivo de corrigir as distorções energéticas, ambientais e sociais causadas pelo rápido crescimento econômico. A economia é dividida em dois ramos Microeconomia e Macroeconomia.
Microeconomia – ela preocupa em analisar determinado segmento da economia como os produtores e consumidores de um determinado produto.
Macroeconomia - estuda as atividades econômicas agregadas, compreendendo assim a economia de maneira geral, ou seja, para todos. A economia tem diversos elementos que compõem em fatores de produção:
Recursos Naturais ou Terra – são todos os elementos da natureza que servem de matéria prima.
Mão de Obra ou Trabalho – é a população economicamente ativa da sociedade.
Capital – representa o conjunto de edifícios, maquinas equipamentos e instalações que a sociedade precisa para efetuar a produção. É necessário que compreendessem o funcionamento dos mercados, pois todos os problemas ambientais estão