Economia 7
POLÍTICA FISCAL E O DÉFICIT PÚBLICO
1. Introdução
Na unidade anterior, apresentamos os objetivos da política econômica e que para serem atingidos o governo dispõe principalmente das políticas monetária e fiscal. A Política monetária já foi abordada e com ela discutimos o papel do Banco Central no controle da oferta de moeda e o papel dos juros para regular a economia. O governo também atua na economia de forma mais direta através da política fiscal, ou seja, através da administração da receita e dos gastos públicos.
Compreender os conceitos básicos da política fiscal é de extrema importância para o entendimento de notícias sobre arrecadação de impostos, gastos do governo, déficit público, superávit primário, entre outros. Pareceu complicado? Você verá que não é. Vamos lá?
2 - O Papel do Estado
Antes de discutirmos a política fiscal, precisamos compreender o papel do Estado na economia.
2 Política Fiscal e o Déficit Público Universidade Anhembi Morumbi
O Estado tem muita interferência na economia, uma vez que ele tem o papel de apontar como a sociedade deve estar organizada para interagir no mercado que produz e comercializa os bens e serviços. Ao longo da história, a interferência do Estado na Economia é crescente, já que com o crescimento da população, aumenta a necessidade de gastos com saúde, educação, moradia e transporte. Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia e com a expansão das empresas, a demanda por infraestrutura é crescente (e geralmente a competência da geração destes bens e serviços é do Estado); fatores políticos e sociais também exigem uma atuação direta do Estado, já que, por exemplo, faz-se necessária a adoção de políticas que diminuam a desigualdade de renda. Com a rápida evolução desses fatores associada ao amadurecimento do mercado financeiro, ao processo de globalização e intensificação do comércio exterior, a economia de mercado passou a não cumprir adequadamente algumas funções,