economia 3
São funções da moeda:
Escolher uma resposta.
a. Instrumento de troca, medida de valor e homogeneidade.
b. Reserva de valor, divisibilidade e medida de valor.
c. Instrumento de troca, medida de valor e reserva de valor.
d. Durabilidade, divisibilidade e homogeneidade.
e. Durabilidade e facilidade no manuseio e transporte.
Resposta correta: Instrumento de troca, medida de valor e reserva de valor.
Comentário sobre a resposta correta: As três principais funções da moeda são: ser unidade de conta (medida de valor dos objetos e bens econômicos), ser meio de troca (viabilizar as transações econômicas) e ser reserva de valor (resguardar o valor de quem a detém).
Durabilidade, divisibilidade e homogeneidade não são características fundamentais da moeda – mas, sim, características que fizeram os metais preciosos serem utilizados como moeda.
Question2
O Banco Central do Brasil controla a oferta de moeda, podendo expandir ou contrair o volume de dinheiro em circulação no país. Para tanto, tem à sua disposição instrumentos de políticas econômicas, tais como depósitos compulsórios e taxas de redesconto. Podemos afirmar que o Banco Central tem à sua disposição instrumentos de política:
Escolher uma resposta.
a. De crédito.
b. Monetária.
c. Cambial.
d. De renda.
e. Fiscal.
Resposta correta: Monetária.
Comentário sobre a resposta correta: A política macroeconômica encarregada de fazer a gestão dos agregados monetários e controlar importantes variáveis, como juros, depósitos compulsórios, títulos públicos etc., é a política monetária.
Algumas políticas macroeconômicas citadas, como a de crédito e câmbio, também são administradas pelo Banco Central, mas não estão diretamente ligadas à quantidade de moeda em circulação.
Question3
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, realizada no dia 9 de outubro, foi decidido o aumento da taxa de juros da economia para 9,5% ao ano. Foi o quinto aumento consecutivo desde abril. Sobre