ECONOMIA 19
1) Sobre taxas de Câmbio:
a) Defina taxa de câmbio.
R: A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode ser definida como preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional.
b) Defina regime de câmbio fixo, regime de câmbio flutuante e flutuação suja.
R: Regime de taxa fixa de câmbio é fixada pelo Banco Central antecipadamente a taxa de câmbio com a qual o mercado deve operar; Regime de taxa flutuante nesse caso a taxa de câmbio é determinada pelo mercado, através de da oferta e da demanda de moeda estrangeira; e Regime de taxa flutuação suja é quando o Banco Central principal agente tanto na compra e na venda de divisas mantém a taxa de câmbio nos níveis em que ele deseja.
c) Qual a diferença entre variação nominal e variação real?
R: A Variação nominal da taxa de câmbio diz respeito à variação da taxa em si, ou seja, o quanto à moeda nacional consegue comprar da moeda estrangeira; enquanto a variação real se refere aos termos de troca, isto é, o quanto o produto nacional ficou mais barato para os consumidores estrangeiros e o quanto o produto estrangeiros ficaram mais caros em relação aos nacionais. A diferença entre a variação nominal e a variação real deve-se a taxa de inflação líquida (inflação interna e inflação internacional).
2) Qual o efeito de uma política de valorização do real frente a outras moedas.
a) Sobre saldo da balança comercial?
R: A valorização do real gera uma deterioração do saldo da balança comercial ao estimular as importações e desestimular as exportações.
b) Sobre a oferta e a demanda de divisas estrangeiras?
R: A valorização do real, ao elevar as importações e reduzir as exportações, consequentemente gera uma redução das ofertas de divisas estrangeiras (pois os exportadores são grandes ofertantes de divisas externas) e o aumento da demanda.
c) Sobre os preços domésticos?
R: Uma política de valorização do real pode gerar uma