Ecologia
Curso Administração de Empresas
Profº Nicanor Sobrosa
Fernanda Assumpção
Conceito de ecossistema e Gestão de ecossistema
A palavra ecologia vem do grego oikos, que significa "casa", nosso meio ambiente mais Próximo. A administração dos recursos bióticos, de uma forma que sustente uma razoável qualidade de vida humana, depende da sábia aplicação de princípios ecológicos, não meramente para resolver ou prevenir problemas ambientais, mas também para instruir nossos pensamentos e práticas econômicas, políticas e sociais. A ecologia proporciona uma estrutura para interpretar a devastadora abundância de informações que nos é colocada disponível todos os dias. E também nos fornece a compreensão que precisamos para prever as consequências de nossas interações com os sistemas naturais. Nós e nossos empreendimentos afetamos diretamente o resultado dos processos naturais. Assim a própria espécie humana é uma parte importante da economia da natureza.
O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.
Estrutura trófica do ecossistema Estrato autotrófico A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz.
Comunidade biótica ou relações tróficas - componente vivo ou biocenoses - compreende a estrutura trófica do ecossistema: estrato autotrófico (produz) - cinturão verde produtores de energia (produção primária) e estrato heterotrófico (consome) - dependentes de matéria orgânica - cinturão marrom fagótrofos, macroconsumidores e saprótofos, decompositores, microconsumidores;