ecologia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PALOMA SILVA DO NASCIMENTO
MANIFESTO COMUNISTA
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia no 3º período, sob a orientação do Professora .
Paripiranga Março de 2015
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 1848.
CREDENCIAL DO AUTOR
- Karl MARX (1818-1883). Família abastada. Estudos universitários em direito, história e filosofia. Hegeliano de esquerda, socialista desde sua estada em Paris, 1843. Alvo da censura reacionária e sempre em emigração, por causa da radicalidade de seus escritos e da militância em organizações e movimentos revolucionários. Em 1844 conhece pessoalmente Engels, com quem passa a escrever e atuar politicamente. Autor da obra que revolucionou a Economia Política-OCapital.
-Friedrich ENGELS (1820-1895). Filho de industrial. Hegeliano de esquerda, socialista desde sua estada em Manchester, 1844, quando atuou com militantes do movimento operário inglês. Militante, como Marx, da Liga dos Comunistas e da Associação Internacional dos Trabalhadores, a célebre I Internacional.
RESUMO
PARECER POR CAPÍTULO
PARTE 1- Burgueses e Proletários.
Nas primeiras épocas históricas, verificamos quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada em condições sociais. Na Roma antiga, encontramos patrícios, cavaleiros, pebleus, escravos; na idade média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em quase que em cada uma destas classes, novas divisões hierárquica.
“Todavia, os mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura de mercadorias aumentava sempre. A própria