Ecologia
Poluição: qualquer mudança nas propriedades físicas, químicas ou biológicas de um determinado ecossistema, ocasionada ou não pela ação humana e que acarreta prejuízos ao desenvolvimento das populações ou causa desfiguração na natureza.
Principais tipos de poluição
Monóxido de Carbono (CO):
- Constitui o principal poluente encontrado na atmosfera das zonas urbanas
- Produzido sempre que ocorre a queima de algum combustível orgânico
- Ao ser inspirado pelo ser humano, o CO causa a inutilização da hemoglobina para o transporte e distribuição de gás O2 no organismo.
- Sintomas nos seres humanos: diminuição de capacidade visual, dores de cabeça, tontura e fraqueza muscular.
Dióxido de Carbono (CO2):
- Serve de matéria prima para a atividade fotossintetizante das plantas clorofiladas.
- O aumento desse gás na atmosfera é provocado pela excessiva combustão do carbono fossilizado (petróleo, carvão), e intensifica o efeito estufa.
Dióxido de enxofre (SO2):
- Aparece na atmosfera como resultado da atividade vulcânica, da decomposição da matéria orgânica e da combustão de carvão, petróleo e derivados.
- Em excesso, o SO2 pode exterminar muitas espécies vegetais ou comprometer seriamente a produtividade de plantas cultivadas.
- Sintomas nos seres humanos: irritação dos olhos, da pele, do nariz e da garganta, bronquite e estreitamento dos bronquíolos.
- Chuva ácida: O SO2 na atmosfera úmida, passa por transformações diversas até originar ácido sulfúrico; óxidos de nitrogênio, por sua vez, originam ácido nítrico. Esses ácidos conferem à agua da chuva uma acidez que pode apresentar um pH em torno de 4 ou até menos. A chuva ácida promove a corrosão de materiais diversos (como objetos feitos de ferro, alumínio, mármore e pedra-sabão), causam danos às folhas de inúmeras espécies vegetais, acidifica o solo, comprometendo a produtividade agrícola, e acidifica rios e lagos, provocando a morte de seres de espécies que não