Ecologia
RELATÓRIO DE ECOLOGIA: SELEÇÃO DE HABITAT POR PEQUENOS MAMÍFERAS.
Professora Érica Hasui
Grupo:
Introdução
A vegetação inicial permite o estabelecimento e a preparação do ambiente para o inicio de espécies vegetais e animais. No inicio a vegetação regula não apenas a quantidade de espécies vegetais e animais, mas fluxos biogeoquímicos como: água; carbono; nitrogênio; sendo fundamental nos balanços energéticos. Segundo Margalef (1968), a sucessão inicial representa um incremento de informação em um ecossistema, a sucessão parte de ecossistemas mais simples para mais complexos, com um maior número de níveis tróficos e maior diversidade de espécies e formas vitais. Entretanto para Odum (1969) o processo de sucessão converge para um sistema com máxima biomassa e diversidade. A vegetação inicial baseia-se inicialmente com pequena quantidade de vegetação rasteira, baixa biodiversidade, substrato recém formado ao invés de um solo desenvolvido. No entanto ela tem como modelo a passagem para uma vegetação tardia (Clímax), onde se caracteriza com biodiversidade tanto vegetal como animal. Na prática essa regeneração de vegetações acontece após: queimadas e aplicação imprópria de fertilizantes. A vegetação tardia é a substituição da vegetação preexistente. Para Orlóci (1993) o termo "regeneração" define o que acontece com a vegetação ao invés "sucessão secundária", destacando que a vegetação não volta ao estágio original. A complexidade e biodiversidade desse habitat são muito maiores em relação à inicial, devido à quantidade de espécie preexistente.
Objetivo
Com base nas hipóteses formuladas sobre qual vegetação cada espécie de rato deve habitar, devemos comprová-las a partir de um embasamento teórico, e compará-las com os gráficos construídos através dos dados fornecidos.
Metodologia
O Musaranho irá habitar lugares como matas, arbustos e sebes, preferindo pontos obscuros que estão úmido e frio, à procura